O médico neurocirurgião é o especialista que diagnostica e trata, seja com cirurgias ou com outras intervenções, a maior parte das doenças do sistema nervoso e da coluna, além das dores crônicas de causas variadas. É necessária uma formação longa e completa, muito recompensada pela alegria de poder trazer alívio para diversas patologias que atingem as estruturas mais complexas do corpo humano.
Os problemas mais comuns da nossa prática são os tumores cerebrais e medulares, os aneurismas cerebrais, a hidrocefalia, a neuralgia do trigêmeo, a síndrome do túnel do carpo, as hérnias de disco lombares e cervicais e as malformações, como o Chiari (nos adultos) e a mielomeningocele (nas crianças). Mesmo com esses diagnósticos, apenas uma minoria de pacientes precisa de cirurgia. Mas o neurocirurgião é o médico especialista indicado para indicar, realizar ou mesmo descartar a necessidade de operar cada caso.
No que diz respeito ao tratamento da dor, as causas são variadas, desde problemas degenerativos da coluna (relacionados ao envelhecimento) até dores provocadas pelo câncer. Hoje, é possível tratar a maior parte das dores com uma associação de remédios, intervenções ciruúrgicas, psicoterapia e fisioterapia, devolvendo a qualidade de vida do paciente. Nesse processo, o médico neurocirurgião tem um papel central.